Empratar é mais do que simplesmente colocar alimentos no prato, é tornar uma refeição mais atraente, apetecível e agradável. É a arte de trabalhar a apresentação dos alimentos.
Se já se cruzou com a expressão “Os olhos também comem”, entende perfeitamente a importância de um bom empratamento!
Para o ajudar a impressionar os seus convidados, reunimos algumas dicas para o ajudar a fazer empratamentos mais elaborados e esteticamente agradáveis.
Escolher a cor da loiça de acordo com a cor dos alimentos
Tente equilibrar os estímulos visuais que o prato vai oferecer. Se a refeição que vai servir tem vários elementos coloridos, opte por um prato mais neutro, por exemplo branco.
Se pelo contrário as cores que predominam são neutras, aposte em loiça mais colorida. É uma forma de criar um contraste chamativo e valorizar a cor do alimento que pretende destacar.

Dar destaque ao ingrediente principal
No momento de empratar, dê um destaque especial ao ingrediente principal. Se for a um restaurante e pedir um bife não espera encontrar um prato onde o destaque são os acompanhamentos e não o bife.
Certifique-se que o ingrediente que quer destacar não passa despercebido, mas não se esqueça de dar também importância aos restantes elementos do prato.
Mantenha o equilíbrio do prato
O empratamento não deve ser visto apenas de uma perspectiva estética. A sua finalidade não é apenas decorar o prato, mas também ajudar a saborear os diversos sabores da refeição.
Experimente sabores e texturas que contrastem entre si mas que liguem bem, diferentes texturas podem resultar em sensações surpreendentes na boca!
Opte por servir os molhos à parte, se os colocar directamente no prato correrá o risco de empapar os ingredientes.
Mantenha acima de tudo a funcionalidade e o sabor do prato, essa deve ser sempre a prioridade, ter muitos ingredientes desnecessários pode dar um aspecto confuso ao resultado final. Por norma a regra consiste em incluir um elemento quente, um frio, um com textura, algo crocante e por fim algo suave.

Servir sempre em pratos limpos
É normal sujar o prato na hora do empratamento, especialmente as bordas. No entanto, aconteça o que acontecer, não se esqueça de limpar o que sujou antes de servir a refeição. Desta forma o prato vai ter uma apresentação mais agradável, e também transmitir uma sensação de profissionalismo e higiene.
Menos é mais
Esta é a dica de ouro, e a nossa última sugestão. Para um prato ter uma apresentação elegante não precisa conter demasiados ingredientes e enfeitos. Quanto mais simples a decoração, mais sofisticado será o resultado final!
No entanto, lembre-se sempre de colocar a quantidade de comida suficiente, não quer que os seus convidados passem fome.

Estas sugestões são apenas linhas-guia para o ajudar. Como em tudo na vida, a prática leva à perfeição, por isso não desanime caso as primeiras tentativas não saiam exactamente como esperava, com a prática vai chegar lá e surpreender os seus amigos e a si mesmo!